Apesar de a expressão ser bastante corriqueira é de se pensar que muitos não sabem seu significado e então há a necessidade de defini-la: Foro íntimo: Juízo da própria consciência. Julgamento íntimo.
Pelo que observo ao longo da vida me atrevo a afirmar que poucos pouquíssimos se atrevem a fazer o juízo da própria consciência ou seu julgamento íntimo.
Seria uma evolução bem recebida se cada cidadão ao fim de cada dia ou de outro período escolhido a seu critério, recolhido à sua intimidade efetuasse com grandeza e extrema sinceridade o seu próprio julgamento.
O cérebro humano é indevassável e é necessário que assim o seja, pois do contrário o desastre seria bem maior.
O grande desafio do ser humano não é desafiar ou enfrentar seu semelhante, mas sim enfrentar a si mesmo, ou seja, julgar a si mesmo. É complicado, porém quem consegue esse enfrentamento e o vence é quase indestrutível pela ação dos homens, pois dessa maneira fica sem pontos vulneráveis.
Por contingências da vida muito cedo ou muito jovem me deparei com muitas encruzilhadas e para escolher o caminho certo tomei decisões maiores do que eu. Acertei o caminho, porém amadureci mais rápido do que devia e por isso pago um preço muito alto, me transformei em um homem duro, sem meias verdades e incompreendido.
Assimilei todas as lições que me deram e hoje na idade avançada a que cheguei posso afirmar que foram as melhores que podia receber, dos pais e dos mestres. Não me arrependo do que fiz e nem do que deixei de fazer porque sempre tomei decisões à luz da razão e da justiça que se justificavam por si só. Magoei pessoas? Sim, porque muitas vezes a mágoa é necessária para a recuperação moral. Prejudiquei pessoas? Nunca, sempre as ajudei e as ajudo, ou procuro ajudá-las, dizendo o que precisam ouvir e não o que gostam de ouvir. Prefiro ser antipático porque todos os vigaristas que conheci e conheço são, por excelência, simpáticos.
E ao leitor que está indeciso, acabrunhado, transferindo a responsabilidade dos seus males a quem nada tem a ver com eles sugiro que enfrente o seu eu com coragem e determinação e verá que todas as soluções estão muito mais em nós do que nos outros.
Se cada um fizesse o seu próprio julgamento garanto que a sociedade não seria esta M que estamos deixando para nossos filhos.
Enfrente-se, que o Manoel seja Manoel, que o Pedro seja Pedro, que o João seja João, que o Fdp seja Fdp, olhe para si e fazendo isso será forte o suficiente para enfrentar e vencer todos os embates da vida. Não são os outros que são fortes, tu que és fraco devido as tuas próprias atitudes.
Foro íntimo, cada um tem o seu. Portanto...
Alugo um apartamento no centro da cidade. Ótima localização. Tratar pessoalmente à Rua T. Pinto, 371 - Nesta – c/Bereci.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário