De tanto algumas pessoas leitoras da minha coluna insistirem acabei olhando alguns capítulos do que alguns chamam de novelas da Globo, principalmente a do horário das 21,00 horas, pois volto tarde de minhas atividades do dia a dia.
Todos os que me conhecem sabem que tenho opinião própria, não tenho medo de expô-la seja simpática ou não à maioria e não sou um cretino moralista. Honro o que faço, o que escrevo e o que sou. Por favor, o que vocês assistem não é novela coisa nenhuma, mas sim aulas de iniciação ao crime, à putaria, à devassidão, à traição, à desmoralização total da mulher e de toda sua intimidade, à degradação do homem, à promiscuidade, à corrupção e a destruição dos valores sagrados da família.
Nas minhas reflexões passei a me perguntar se as novelas são cópias do comportamento real das pessoas ou se as vidas atuais das pessoas são cópias das novelas. Inicialmente e sem qualquer dúvida atribui as responsabilidades às mentes doentias dos seus produtores, porém me aprofundando um pouco mais nas reflexões acredito que a novela está mostrando o novo comportamento da sociedade com uma total e implacável inversão de valores.
A sociedade atual despreza a decência, o trabalho, os valores familiares, o afeto, o respeito e tudo sacrifica em nome da riqueza material venha de onde vier com os fins justificando os meios. Tudo pelo dinheiro.
A novela pode ser o veículo de que se vale a televisão para, através de atores que atuam em uma obra de ficção e que cuja semelhança com a realidade é mera coincidência mostrar o comportamento das pessoas na chamada sociedade moderna. O autor se vale da novela e o órgão (TV) não perde suas verbas publicitárias sempre bem vindas independente de suas origens.
A mensagem das novelas Insensato Coração e Morde e Assopra colocadas ao ar em horários nobres pela Rede Globo de Televisão é muito forte, pode ser um alerta, pode ser interpretada como uma exaltação ao crime como pode ser uma amostragem do poço negro no qual se transformou o mundo atual. Pensem com carinho e cheguem às suas próprias conclusões. O caso é extremamente sério e mais podre do que está não se pode permitir que fique.
Espero que o meu sacrifício de assistir televisão tenha atendido a pretensão dos leitores que pediram minha opinião sobre a produção das novelas. Menciono a Rede Globo porque é a de maior abrangência nacional, mas as outras devem ser do mesmo quilate. Antes éramos nós que íamos ao cabaré, quem diria que hoje é o cabaré que está dentro de todos os lares brasileiros através das programações das TVs. Junto ao cabaré vem o crime, a prostituição e toda sorte de porcaria. É o que penso.
### O Ireno Jobim está de bem com a vida. A Wolmer Porciúncula deverá ser asfaltada. Agora ele canta: Chorei, chorei/ mas sem querer chorar/ oi, abram alas/ oi, abram alas/ esperem o asfalto chegar.
### E as irregularidades acontecidas na Câmara Municipal? Vai ficar o dito pelo não dito? Toda aquela safadeza vai ficar impune? Será que terei de voltar ao assunto?
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário