terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PENSAR GRANDE


 

 

            E acreditar que tudo pode ser melhor em 2014 desde que cada cidadão e cada cidadã tome consciência de que é o povo que direciona o avanço ou não das comunidades.

            Não quero e nunca quis ditar regras de comportamento através deste espaço, mas sim chamar a atenção de quem lê o que escrevo para o fato de que cada um deve assumir as consequências decorrentes do seu comportamento.

            Não existe país forte com povo fraco; não existe país educado com povo mal educado; não existe país disciplinado com povo indisciplinado e não existe administração benéfica à coletividade sem a efetiva participação dessa mesma coletividade junto às autoridades constituídas.

            Uma sociedade que não participa ou não acompanha as atividades dos seus administradores é uma sociedade passível de ser enganada e explorada, o que comumente ocorre.

            A indiferença é a mãe de todas as mazelas, pois ao indiferente nada interessa.

            Quando o relaxado assumir o seu relaxamento; quando o desonesto assumir a sua desonestidade; quando o sonegador assumir a sua sonegação; quando o mentiroso assumir a sua mentira; quando o ladrão assumir o seu roubo; quando o receptador assumir a sua receptação de bem mal havido estará havendo uma evolução em todos os campos. Haverá uma evolução, pois a pessoa passará a se responsabilizar por suas atitudes e muito em breve admitirá que não são os outros os culpados pelo atraso e pela anarquia reinantes, mas que ela é uma das partes do contexto  que provoca o caos.

            O ano 2013 não foi tão ruim, mas a grande mídia fez de tudo para semear a descrença, o caos, o pessimismo, estimulando o sentimento de que tudo está errado e que a tendência é piorar em 2014. Mas o que faz a grande mídia para melhorar? Só os outros estão obrigados a ter ética?

            Espero que neste novo ano todos sejam mais responsáveis e admitam que se o município, o estado e o país não são melhores é decididamente porque não temos vontade, honestidade e muito menos energia coletiva para que tal aconteça.

 

            ### A presidência da Câmara Municipal não especificou as razões para a edição da Portaria 254/2013, pois é muito estranho nomear o consultor jurídico para exercer atribuições do tesoureiro concursado. O tesoureiro é figura decorativa ou não está alinhado com práticas indevidas?

 

            ### Não tive oportunidade de analisar a badalada prestação de contas da Vereadora Bragança. O calor demasiado e os meus queridos cálculos renais têm impedido minha movimentação física. Gostaria de saber se consta a remuneração bruta percebida durante o período da mesma. Prestar contas é uma obrigação e não favor. Porém é um começo que deve ser imitado pelos demais. Sugiro que seja divulgado nessas prestações de contas as movimentações de diárias de todos os edis. É um manancial de informações que a coletividade precisa saber.

 

            ### “Aquele que pratica o bem para agradar a si, não merece elogio.” (Gibran).

    

 

 

        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário