terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O PODER DE CONVENCIMENTO


 
         Normalmente é usado quando o indivíduo quer adeptos para suas teorias, idéias e comportamentos, mas nunca usa no convencimento de si mesmo.

            O próprio convencimento é o melhor remédio para todos os males que atacam o ser humano desde a capacidade econômica até as aptidões físicas para a prática de qualquer trabalho ou esporte.

            Antes de tentar convencer aos outros é necessário de que o individuo já se tenha convencido daquilo que pratica ou pensa. O próprio convencimento é o maior indicativo da evolução humana, pois quem não está convencido jamais terá o poder de convencer aos outros. Chama atenção nos dias atuais a proliferação de igrejas, centros espíritas e tantos outros tipos de negócios nos quais os pregadores levam uma vida nababesca a custa do sofrimento e da exploração financeira daqueles que lhe dão ouvidos.

            No meu ponto de vista são conflitantes em uma mesma pessoa os sentimentos de assistência espiritual e ao mesmo tempo o de exploração comercial. Convence aos seguidores quanto à espiritualidade, mas não se convence de que esse trabalho feito com a intenção de melhorar economicamente é incompatível com o que prega.

            Todos precisam do autoconvencimento e tentarei dar um exemplo simples para que todos entendam: Fui jogador, muito bebi, muito fumei e hoje não jogo, pouco bebo e pouco fumo porque eu me convenci de que na minha idade atual não devo praticar os exageros que praticava na juventude.

            Não foram os padres, não foram os pastores, não foram as igrejas, não foram os pais de santo, não foram os médiuns que operaram essa transformação neste jornalista, mas foi Bereci da Rocha Macedo, quando se convenceu de que deveria mudar que  enfrentando a própria imagem no espelho, mudou.

            Venci o jogo, venci a bebida e venci o cigarro pelo autoconvencimento e se eu consegui qualquer pessoa consegue, basta se enfrentar, tiver coragem e determinação.

            Pelas experiências vividas é que me animo a dizer que um homem é capaz de ter coragem para enfrentar um exército de dezenas de pessoas, mas vacila quando tem de fazer o enfrentamento consigo próprio.

            Quem não é capaz de se convencer que não venha com conversa vazia para tentar convencer aos outros.

 

            ### Será que a Situação de Emergência decretada pelo Município de São Gabriel atingirá o salário do Executivo, do Secretariado e dos Vereadores? Ou será só para as despesas da administração passada?

            ### A desapropriação de 0,887 hectares na Chácara dos Assis Brasil será paga à vista ou aumentará a dívida de R$ 32 milhões? Ou é prioridade maior do que os melhoramentos na Avenida Tito Prates?

            Um candidato à vereança, do PT, não eleito (+ de 300 votos)  prepara as malas para colher maçã em Vacaria; espera a segunda chamada porque não foi lembrado na primeira. Segunda-feira, dia 21 do corrente, seria o dia D para suas pretensões. Embora autorizado a publicar seu nome, e tenho testemunha, preservo-o.

            Até enquanto a censura não me cortar, novamente.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário