sexta-feira, 13 de julho de 2012

O VÍCIO DA EXPRESSÃO "COM CERTEZA"


Quando cursei a faculdade de Economia me deparei com um professor que tinha um cacoete insuportável: após todas as suas manifestações pronunciava a palavra “certo?” Não vou dizer a Cadeira para não identificá-lo, mas era uma tortura assistir suas aulas devido ao seu maldito “certo?”. Mas não foi essa a principal razão da minha desistência de concluir aquele curso.

Hoje, em nome da modernidade, a tortura se mantém através da expressão “com certeza”. Não me considero um grande leitor, porém acreditem leio bastante e não suporto pessoas com formação acadêmica e outras tantas autodidatas incorrerem no mesmo vício quando publicam suas crônicas, críticas e entrevistas. Observem para ver quanta razão me assiste e quanta chatice é ouvir repetidas vezes a mesma expressão.

Não esqueçam também dos malsinados “eu acho e né” que fazem parte do linguajar de gente bacana que se vangloria do curso superior que logrou concluir. O português é complicado, mas a pessoa que comumente se comunica com o grande público precisa ter o cuidado de não pronunciar um sem número de vezes a mesma expressão durante uma curta entrevista ou em um pequeno artigo publicado em jornais ou revistas. Esse tipo de manifestação além de cansar o ouvinte ou o leitor tira o brilho cultural de quem os pratica.



### Uma grande notícia: Finalmente sairá a obra de calçamento e outros melhoramentos na Avenida Tito Prates. Apesar de encarar como uma obrigação do administrador municipal, sem dúvida será um destaque positivo para o atual Prefeito que após dois (2) mandatos acordou para uma prioridade do município nunca admitida por tantos outros que transitaram pelo Paço Municipal.

Arrisco dizer que os melhoramentos que serão realizados naquele acesso transformarão o Parque Assis Brasil, que já é bonito, em um dos mais bonitos e aprazíveis da nossa região. Será, sem dúvida, uma atração turística e um cartão postal da nossa cidade. Perdemos muito com o abandono do nosso local de festas, mas sempre é tempo de recomeçar. Todos estão de parabéns.






Nenhum comentário:

Postar um comentário