sexta-feira, 22 de junho de 2012

PREVENIR? Não. REMEDIAR? Talvez.


No dia 28 de março de 2012 escrevi correspondência à nossa Prefeitura Municipal sugerindo o estudo da possibilidade de instalar/construir um redutor de velocidade na Rua 1º de Janeiro – Bairro Menino Jesus – pois na qualidade de morador do bairro assisto os absurdos praticados por motoristas irresponsáveis que transitam em alta velocidade naquela rua por demais estreita.

Tenho responsabilidades e fiz tal correspondência no sentido de colaborar com o poder público, o que é minha obrigação, e com o propósito de evitar acidente com grandes prejuízos materiais e mesmo perda de alguma vida. O risco é iminente em vista do trânsito intenso naquela artéria. No dia 14 de maio de 2012 recebo educada resposta através do Ofício 101/COMUTRAN/2012. “Ilmº. Senhor Bereci da Rocha Macedo. Assunto: Redutor de Velocidade. Ao cumprimentá-lo cordialmente informo que a solicitação contida em ofício data de 28 de março de 2012, no qual V. Sª. solicita um estudo no sentido de viabilizar a construção de redutor de velocidade na Rua 1º de Janeiro – Bairro Menino Jesus, foi colocado em apreciação na reunião do Conselho do dia 09 de Maio de 2012, conforme Ata 44, tendo o seguinte parecer: a) Os redutores de velocidade são construídos após um estudo técnico, análise do local como a existência de escolas, igrejas, fluxo de veículos, pessoas e principalmente levando-se em consideração o índice de acidentes no local solicitado; b) Que revendo os dados estatísticos de registro de ocorrências de trânsito por parte da Brigada Militar em toda a extensão da Rua 1º. de Janeiro nos últimos doze (12) meses constatou-se o registro de apenas uma ocorrência de trânsito com danos materiais leves; c) Com base nestes dados os conselheiros tiveram posição unânime no sentido de indeferir o pedido até que a necessidade se comprove através de dados estatísticos. Sendo o que tinha para o momento agradeço e coloco-me a disposição para o que se fizer necessário. JOSE ADAIR GOULART MACHADO – Pres. do Conselho Municipal de Trânsito.

A minha óptica é instalar o redutor de velocidade para evitar a perda de uma ou mais vidas, mas pelo conteúdo da resposta do COMUTRAN a visão dos senhores conselheiros é deixar acontecer para depois remediar. Esquecem-se os senhores conselheiros que não há como remediar a perda de uma vida. Danos materiais de pequena, média ou grande monta se recuperam, porém vidas jamais.

Resta-me agradecer a atenção dispensada, a educada resposta e torcer para que não aconteça nenhum acidente na Rua 1º de Janeiro do qual resulte danos pessoais irreparáveis. Entendo que é melhor prevenir do que remediar, mas respeito os que pensam que é melhor remediar do que prevenir. Só que nem sempre o que se perde oferece a possibilidade de remediar.

### Cada um mente como pode: O PTB fundado por Vargas foi extinto em 1965 através do Ato Institucional nº. 2 (AI-2), com 20 anos de duração. O PTB atual, do Roberto Jefferson, obteve seu registro permanente em 03 de novembro de 1981. Esta é a verdade, pois partido extinto não tem sucedâneo ou sucessor. Ou o PSD do Kassab também é o mesmo PSD de Vargas (1945)?




Nenhum comentário:

Postar um comentário