sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TRÊS COROAS, o bom exemplo

Os eleitores desse município gaúcho estão de parabéns, pois escolheram para eleger vereadores verdadeiros homens que honram os mandatos recebidos. Quem lê os artigos que escrevo sabe que sempre afirmo que a responsabilidade maior é de quem escolhe e não do escolhido. Ora o eleitor que elege homens desqualificados para o exercício do mandato não pode de sã consciência esperar dos mesmos um comportamento exemplar na defesa dos interesses coletivos.
Faz muitos anos que acuso a falta de qualidade nos representantes populares e que ela acontece pela irresponsabilidade do eleitor. O levantamento do Ministério Público de Contas em nada me surpreende e só pode surpreender quem não acompanha a vida de nossos parlamentares. A explicação de certos atuais presidentes de casas legislativas de que as diárias diminuíram no decorrer de 2010 não lhes retira a responsabilidade pelo desperdício dos recursos públicos, eis que os próprios em exercícios anteriores na qualidade de vereadores também se beneficiaram desse expediente imoral ainda que defendam sua legalidade.
O engraçado, curioso ou coisa que o valha é que os cursos quase sempre são realizados em locais turísticos. Os cursos, supõe-se, são de especializações em mal aplicar os recursos populares e usá-los no entretenimento dos senhores parlamentares e seus familiares, pois muitos deles levam a família. As justificativas são ainda mais desavergonhadas do que as imoralidades praticadas. O pior em tudo isso é que a prática safada vai continuar, pois ela é conseqüência da personalidade desvirtuada dos seus autores.
Essa orgia acontece em todos os parlamentos. Não é privilégio dos legislativos municipais. A sociedade tem grande culpa pelo comportamento dos parlamentares aproveitadores, pois abundam notícias sobre fartas distribuições de homenagens e de medalhas aos homens públicos que tão mal administram os recursos populares. Esses atos banalizam a homenagem e desprestigiam os realmente merecedores da mesma.
O que me anima neste momento é que o município de Três Coroas representado pelos seus eleitores que sabem escolher e pelos seus parlamentares que cumprem com decoro o mandato recebido dá ao Rio Grande do Sul e ao Brasil o exemplo dignificante do qual a grande maioria precisa.
Não conheço Três Coroas, mas através deste espaço cumprimento a todos os seus habitantes, seus administradores e homens públicos em geral pelo respeito mútuo com que trabalham pelo engrandecimento de sua comunidade. Obrigado pelo exemplo, pois essa cidade comprova que quando a maioria dos eleitores é séria os seus representantes também o são.
Quando critico os vereadores sempre tenho razão, todavia sou articulista do Correio Gabrielense. Bastou a crítica circular na TV e num periódico estadual para provocar indignação coletiva pela má conduta da maioria dos parlamentares municipais como se ela fosse novidade. Esses abusos acontecem há muitos anos. Quem não elege qualidade sustenta a precariedade de caráter. A sociedade permissiva é a responsável por esse cruel descalabro que tantos prejuízos lhe proporciona. Uns com direito a diplomas e medalhas.
Não reclame, a maioria escolheu esse tipo de gente à sua imagem e semelhança. Portanto... Até aprender o povo estará sujeito a chuvas e trovoadas.
Até enquanto a censura não me cortar, novamente. (bmacedo46@brturbo.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário