sexta-feira, 10 de julho de 2009

OS MÉRITOS DO LUIZ INÁCIO

Os que não suportam o sucesso do atual presidente do Brasil no concerto das nações são os mesmos que apostavam no seu fracasso. O Luiz Inácio, analfabeto para alguns, conquistou o mundo com sua linguagem atrapalhada e ridícula, mas com conceitos novos que lhe garantiram um lugar de destaque entre as maiores autoridades do mundo. Pode ter sido rato de sindicato, mas lá desenvolveu sua capacidade mesmo sem ter um diploma de formação acadêmica que nunca foi um atestado de inteligência. É, e sempre será, um atestado de escolaridade e habilitador para o exercício de atividade profissional mediante o recebimento de honorários.
Freqüentar a Universidade é uma questão de oportunidade e depois de entrar todos, inteligentes ou não, cultos ou não, saem com seus diplomas.
O Brasil sob a administração do Luiz Inácio pagou a dívida com o FMI, com o Clube de Paris, pela primeira vez na história conseguiu acumular reservas maiores do que a sua não menos histórica dívida externa, diminuiu o custeio agrícola de 8,75% ao ano para 6,75% e incrementou sobremaneira o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar.
Seu maior mérito foi diminuir a miséria e proporcionar, naturalmente que através da distribuição da renda nacional, um pouco de dignidade aos indigentes e desassistidos. O Brasil que até então só beneficiava os prósperos ficou um pouco desconcertado com a nova política. O programa bolsa-família criado na administração anterior e que não era eleitoreiro foi redimensionado e, dizem, se transformou no maior programa eleitoral da atual administração. Quem terá coragem na campanha eleitoral de dizer que é contra o programa bolsa família? O PSDB? O antigo PFL? Quem terá a coragem de dizer que é um programa eleitoreiro? Os que viverem verão.
No presidencialismo os erros e os acertos da administração são atribuídos ao Presidente. A estabilização econômica começou com o Presidente Itamar Franco. É uma grande injustiça que se faz ao verdadeiro criador do real e que precisa ser reparada. A verdade precisa prevalecer.
O Luiz Inácio não ficará na história como o melhor Presidente do Brasil porque não conseguiu ou não quis e se quis não conseguiu diminuir a corrupção que já se tornou marca registrada da sociedade brasileira. O Brasil já tentou várias formas e sistemas de governo e nenhum deu certo, porém qualquer um daria certo se fosse possível trocar o povo. A vantagem da administração do Luiz Inácio é que ela não tem maioria no Congresso Nacional e por essa razão está exposta à instalação de corriqueiras CPIs – Comissões Parlamentares de Inquérito, o que é muito bom.
A administração tucana nunca foi questionada por uma CPI por que contava com maioria absoluta e fiel no Congresso ao ponto de sepultar todas as iniciativas de sua instalação embora os escândalos abundassem. Só para lembrar aos pais da ética e da eficiência, cito alguns: 1 – O escândalo do SIVAM; 2 – A farra do PROER; 3 – Caixa Dois das campanhas; 4 – Propina nas Privatizações; 5 – A emenda da reeleição; 6 – Grampos telefônicos; 7 – TRT Paulista; 8 – Os ralos do DNER (extinto); 9 – Desvalorização do Real; 10 – O caso Marka/FonteCidam (o Cacciola está preso); 11 – Rombo transamazônico da SUDAM (extinta). O espaço é pequeno para citar todos. A divulgação de tantas irregularidades foi pequena porque FHC teve uma mídia muito favorável (fonte Fala Brasil).
## CPIs lá e aqui: O PT e o PSDB, todos os dois mal intencionados, deveriam entrar em um acordo: o PT apóia a CPI da Petrobrás e o PSDB apóia a CPI da Governadora Yeda Cruzius, pois os dois têm uma prática comum em suas administrações, a corrupção. Só não quer enxergar essa evidência aqueles que tiram proveito direto ou de um ou de outro. Todos os dois afirmam estar tudo certo, o que temem?
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.
Publicado no Jornal Correio Gabrielense, edição de 10/07/2009.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente contigo, Bereci e a oposiçãoé tão ferrenha e quer tanto o poder
    é porque estão há oito anos sem roubar !
    Um abraço.

    ResponderExcluir