terça-feira, 2 de abril de 2013

SAUDAÇÃO


 

 

Ao povo de S. Gabriel

            Chegando o grande dia  que assinala os cem anos de vida de São Gabriel como cidade, cumpro o grato dever de me dirigir a todos os meus conterrâneos, a fim de manifestar o júbilo e a satisfação do governo municipal por tão caro acontecimento e de levar ao povo gabrielense , em nome do mesmo governo, uma palavra de fé em São Gabriel, integrada na grandeza e no progresso do Rio Grande do Sul e, portanto, nos gloriosos destinos do Brasil.

            Desejo, outrossim, externar meu desvanecimento pela honra que foi reservada de encontrar-me à testa da administração da comuna nesta quadra singular em que se cumpre um capítulo tão memorável de sua dignificante história.

            Surgindo de uma maneira um tanto imprecisa, em princípios do século XIX, já em 1859, justamente a 15 de dezembro daquele ano distante, São Gabriel era elevada à categoria de cidade através de ato do governo da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

            Desde aqueles primeiros tempos até nossos dias, tem esta amável terra se notabilizado por aspectos diversos de sua vida marcante, o que lhe granjeou a admiração, o respeito geral e o justificado orgulho de seus próprios filhos.

            Teatro de lendários acontecimentos e de campanhas heróicas do passado, berço de grandes vultos que projetaram seu nome aos mais variados ramos de atividade humana, São Gabriel, hoje, exulta de labor e de progresso, integrada no ritmo da civilização dos tempos modernos.

            Assim, pois, ao festejar o primeiro centenário, a terra gabrielense apresenta esse valioso e invejável patrimônio consubstanciado na pujança de sua vida social, na magnitude de seu passado histórico, na obra e na vida de grandes vultos, na dignidade de seus padrões morais, na capacidade e no trabalho de seu povo. Essa capacidade  e esse trabalho, fecundo e progressista, conseguiu o milagre de, em um espaço de tempo relativamente curto, de pouco mais de um século, se considerarmos a época dos primeiros povoadores e se tivermos um paralelo com o Velho Mundo, com suas cidades milenares, transformar esta região então selvagem em uma coletividade próspera e organizada e contando já com um tão precioso acervo de tradições.

            Preservar esse patrimônio e zelar por ele é obrigação de todos os gabrielenses. Enriquecê-lo através da busca de aperfeiçoamento, inspirada no modelo de nossos maiores, através do trabalho honesto e produtivo que possibilite novas conquistas e realizações e um grau mais elevado de progresso, eis o caminho que a todos se impõe.

            Esse é o espírito, o senso de responsabilidade de que está imbuído o governo municipal e que tem sido a inspiração delineadora de suas diretrizes. Animado assim por esse critério, tem o governo municipal procurado seguir uma conduta e realizar uma obra em harmonia com esse acervo precioso, tudo fazendo para robustecer as bases asseguradoras do enriquecimento desse mesmo acervo através de um radioso porvir.

São Gabriel, 15 de dezembro de 1959.

Dr. Juraci da Cunha Gonçalves

Prefeito Municipal.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário