Todos os cidadãos que foram atendidos em tratamento ou internação em
hospital do Sistema Único de Saúde recebem esta correspondência. Por entendê-la
de suma importância para o aprimoramento do Sistema, transcrevo-a para que os
leitores deste espaço tenham conhecimento.
BERECI e familiares.
O Ministério da
Saúde lhe envia esta carta para saber se
você ou seu familiar foi bem atendido durante o tratamento e internação no
hospital do Sistema Único de Saúde. Como você sabe, o atendimento foi
totalmente custeado pelo SUS, com recursos pagos pelos cidadãos e que devem ser
utilizados com toda atenção e respeito. É
um direito de todos os brasileiros (o
grifo é meu). Por isso, nosso objetivo com esta correspondência é
verificar se o recurso enviado pelo Ministério da Saúde foi corretamente
utilizado e saber sobre a qualidade e as condições dos serviços oferecidos na
sua cidade e/ou local onde foi realizado o atendimento.
A
sua avaliação do serviço vai contribuir para melhorarmos a saúde no seu
município e em todo o País. Por isso, pedimos que confira os dados da
internação e responda o questionário que enviamos abaixo.
O
Ministério da Saúde quer continuar apoiando a atenção e a recuperação de todos
que buscam o SUS. Após a internação é importante seguir o tratamento e adotar,
cada vez mais, hábitos saudáveis que vão melhorar a sua qualidade de vida. Se a
pessoa atendida não pode responder por algum motivo, como impossibilidade
física ou mesmo por falecimento, a carta pode ser respondida por um familiar ou
pessoa mais próxima. Esse retorno é muito importante para verificarmos a
qualidade do serviço prestado.
Lembre-se
de que todo tratamento no SUS é gratuito. Se em algum momento houve alguma
cobrança, tenha em mãos o número da carta e denuncie no Disque Saúde 136.
Logo
após vem um quadro com todos os dados do Atendimento tais como: nome do
paciente, data do nascimento, cartão nacional de Saúde, nome do hospital,
município, estado, data da internação, data da alta, motivo da internação e o
valor total pago pelo SUS no atendimento.
A
carta é finalizada com um Cartão-Resposta ao Ministério da Saúde, com as
seguintes avaliações: das instalações físicas do hospital; da equipe médica; da
equipe de enfermagem; da maneira como foi tratado; () muito bom () bom ()
regular () ruim () muito ruim. E por último a pergunta: Você recomendaria o
hospital para um amigo ou familiar? () sim () não.
Os
usuários são os responsáveis pela melhora no funcionamento dos serviços, porém
muitos não preenchem o Cartão-Resposta. Tenho conhecimento de pacientes
atendidos pelo SUS que pagaram dinheiro por fora e não denunciaram. Sei de
outros que não foram atendidos porque se negaram a pagar dinheiro por fora e
também não denunciaram. Cada um é responsável pelos seus atos. Não me
autorizaram denunciar e por essa razão não o faço.
Sei
também de gente boa que é credenciada pelo SUS que não atende pelo SUS, mas
quando precisa adora ser atendida pelo SUS. Ou seja: Não reconhece o direito
dos outros, mas exerce o seu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário