terça-feira, 9 de abril de 2013

CARTA DO SUS


 

         Todos os cidadãos que foram atendidos em tratamento ou internação em hospital do Sistema Único de Saúde recebem esta correspondência. Por entendê-la de suma importância para o aprimoramento do Sistema, transcrevo-a para que os leitores deste espaço tenham conhecimento.

            BERECI e familiares.

            O Ministério da Saúde lhe envia esta carta  para saber se você ou seu familiar foi bem atendido durante o tratamento e internação no hospital do Sistema Único de Saúde. Como você sabe, o atendimento foi totalmente custeado pelo SUS, com recursos pagos pelos cidadãos e que devem ser utilizados com toda atenção e respeito. É um direito de todos os brasileiros (o grifo é meu). Por isso, nosso objetivo com esta correspondência é verificar se o recurso enviado pelo Ministério da Saúde foi corretamente utilizado e saber sobre a qualidade e as condições dos serviços oferecidos na sua cidade e/ou local onde foi realizado o atendimento.

            A sua avaliação do serviço vai contribuir para melhorarmos a saúde no seu município e em todo o País. Por isso, pedimos que confira os dados da internação e responda o questionário que enviamos abaixo.

            O Ministério da Saúde quer continuar apoiando a atenção e a recuperação de todos que buscam o SUS. Após a internação é importante seguir o tratamento e adotar, cada vez mais, hábitos saudáveis que vão melhorar a sua qualidade de vida. Se a pessoa atendida não pode responder por algum motivo, como impossibilidade física ou mesmo por falecimento, a carta pode ser respondida por um familiar ou pessoa mais próxima. Esse retorno é muito importante para verificarmos a qualidade do serviço prestado.

 

         Lembre-se de que todo tratamento no SUS é gratuito. Se em algum momento houve alguma cobrança, tenha em mãos o número da carta e denuncie no Disque Saúde 136.

        

         Logo após vem um quadro com todos os dados do Atendimento tais como: nome do paciente, data do nascimento, cartão nacional de Saúde, nome do hospital, município, estado, data da internação, data da alta, motivo da internação e o valor total pago pelo SUS no atendimento.

 

            A carta é finalizada com um Cartão-Resposta ao Ministério da Saúde, com as seguintes avaliações: das instalações físicas do hospital; da equipe médica; da equipe de enfermagem; da maneira como foi tratado; () muito bom () bom () regular () ruim () muito ruim. E por último a pergunta: Você recomendaria o hospital para um amigo ou familiar? () sim () não.

 

            Os usuários são os responsáveis pela melhora no funcionamento dos serviços, porém muitos não preenchem o Cartão-Resposta. Tenho conhecimento de pacientes atendidos pelo SUS que pagaram dinheiro por fora e não denunciaram. Sei de outros que não foram atendidos porque se negaram a pagar dinheiro por fora e também não denunciaram. Cada um é responsável pelos seus atos. Não me autorizaram denunciar e por essa razão não o faço.

            Sei também de gente boa que é credenciada pelo SUS que não atende pelo SUS, mas quando precisa adora ser atendida pelo SUS. Ou seja: Não reconhece o direito dos outros, mas exerce o seu.

           

               

           

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