sábado, 4 de agosto de 2012
ODIO E INVEJA
São sentimentos que só atrapalham a vida de quem os cultiva. São característicos dos fracos que não têm energia e muito menos personalidade para construir o próprio caminho. Olham para os outros quando deveriam olhar para si; gostam mais do que é dos outros do que daquilo que lhes pertence, mas ignoram que em determinados casos o invejado também tem sérios problemas.
Os que se pensam fracassados imaginam, e por isso invejam, que os abastados materialmente não têm problemas. Ledo engano.
O ódio e a inveja tornam as pessoas vulneráveis e amargas.
Certa vez fui interpelado por um cidadão proprietário de significativa fortuna, da seguinte maneira: Bereci, tu não gostarias de ser eu? Respondi: de maneira nenhuma. Ele retrucou; mas nem com a minha fortuna? Respondi imediatamente: muito menos com a tua fortuna, pois ela é a responsável pela tua solidão e tua infelicidade. A minha fortuna é muito maior do que a tua, pois enquanto a tua gera infelicidade aos outros, para crescer, a minha cresce com a felicidade dos outros. Sou feliz, saudável, forte e muito rico porque as pessoas que me rodeiam o fazem pelo que sou e jamais pela minha fortuna material. Não nasci para invejar, mas sim para ser invejado.
Valorizo o que é meu, respeito o que é dos outros, pois sempre guardei distância desse sentimento que deprime e aniquila a pessoa humana que se chama inveja.
O ódio, na minha maneira de ver as coisas, é o sentimento mais idiota que pode existir, pois ele machuca e prejudica quem odeia e nunca o odiado. Uma pessoa racional e inteligente será capaz de se consumir odiando alguém que nada sabe da sua existência? Não.
Procuro ajudar as pessoas usando da facilidade que tenho de mostrar que o sucesso depende da crença de que cada um tem nas suas próprias potencialidades. Acredite em si, respeite a si, enfrente seus medos, suas dúvidas, sua própria verdade e de repente terá uma nova convivência com seu próprio eu.
Há questão de dias uma pessoa disse não gostar de mim. Imediatamente lhe afirmei que tinha conhecimento daquilo e que não me importava, pois sabia das razões do seu descontentamento para comigo. Mas como, falou. É porque conheço a tua verdade que tu teimas em não reconhecê-la e admiti-la. Não és só tu que não gostas de mim nesta cidade, mas muitos pelo mesmo motivo, a verdade que escondem.
Não odeie e não sinta inveja, pois esses sentimentos o conduzirão ao mundo dos desesperançados, fracos e vencidos e tornarão os odiados e invejados fortes e vencedores. Acreditem, só os fracos criam ídolos porque não reconhecem suas próprias conquistas.
### Penso que todas as Comissões Parlamentares de Inquérito são válidas para os esclarecimentos que se fazem necessários sobre qualquer assunto. A CPI que a Câmara Municipal quer instalar para verificar o processo de licitação da concessão da exploração do serviço de abastecimento de água e esgoto no município é louvável, mas antes dessa teria que instalar uma CPI para investigar o seu próprio funcionamento. Os vereadores, suponho, não têm o comportamento adequado no exercício do mandato que lhes autorize investigar alguém, pois deixam muito a desejar na condição de homens públicos. E não ficam corados?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário