terça-feira, 13 de setembro de 2011

CORRUPÇÃO

Primeiro a definição do termo: Corrupção é o ato de seduzir por dinheiro. O protesto grande ou pequeno sempre é bom, pois ele sinaliza que a população de um modo geral está adquirindo o poder de indignação. O estranho nos protestos atuais de iniciativa de diversas associações de classe é que eles só fazem referência à corrupção pública dando a entender, pela omissão, de que são a favor da corrupção da iniciativa privada. Ora, do meu ponto de vista toda a corrupção é prejudicial ao desenvolvimento do país e ela está há muitos anos fazendo parte do comportamento da maioria dos brasileiros tanto no âmbito público quanto no privado. Sempre que existe um corrupto no poder público existe o corruptor, o qual normalmente atua no empresariado, ou seja, na atividade privada. Ou não?
São comentadas as obras públicas supostamente superfaturadas, mas nem sempre essas mesmas obras são realizadas por empresas públicas. O que é a terceirização? É a execução de serviços e ou obras públicos por empresas da iniciativa privada e surgiu como a grande solução no combate à corrupção pública. Porque não surtiu os efeitos desejados? Porque as coisas mal feitas precisam de dois agentes para acontecer. Quando um não quer, dois não fazem.
Vou mais longe... É a corrupção privada que produz a corrupção pública quando apóia, financia e ajuda a eleger os candidatos corruptos. A prova do que afirmo é a dificuldade que tem um político íntegro, coerente e capaz de obter apoio junto à coletividade em que atua. Neste caso a proporção sempre é inversa: quanto maior a seriedade menor a aceitação. Por quê? Porque esses candidatos não corrompem e não se deixam corromper. São autênticos e bem intencionados.
Os leitores que analisem as alianças espúrias que feitas no presente entre os desafetos de ontem. Será que essas alianças são feitas para atender o bem da coletividade ou para atender os interesses dos que se agrediam ontem? Cuidado, muito cuidado.
### Tem mais buraco no asfalto da Antonio Mercado do que estrelas no céu.
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário