terça-feira, 29 de março de 2011

A SUJEIRA DAS CIDADES

Os habitantes de Porto Alegre reclamam...
Os habitantes de Santa Maria reclamam...
Os habitantes de São Gabriel reclamam...
Os habitantes de outras tantas cidades reclamam das respectivas prefeituras da sujeira das ruas, da coleta do lixo, etc.
Mas quem suja as cidades?
Pelo que sei as prefeituras limpam as cidades dia após dia e em algumas esse serviço é de uma regularidade muito boa. Jamais haverá cidade limpa enquanto seus habitantes forem relaxados, pois muitos dos que mais reclamam são os que mais produzem sujeira. Tem o cretino que para disfarçar seu relaxamento coloca o seu lixo na frente da casa do vizinho, em qualquer canal de escoamento das águas ou mesmo nas bocas de lobo do esgoto. Esse é o mais nefasto à sociedade, pois com seu comportamento desonesto pode provocar uma epidemia de dengue ou outra qualquer que pode prejudicar toda a população.
A coleta do lixo deve ser um dos melhores serviços prestados pelas prefeituras e se não fosse isso muitos habitantes seriam vítimas fatais de sua própria inconseqüência morrendo soterrados na imundície que eles mesmos produzem.
É preciso fazer a relação custo-benefício de muitos serviços que temos à disposição. A luz é barata, a água é barata, a coleta do lixo é barata, mas cada um precisa administrar o consumo dentro de suas necessidades básicas e estritamente necessárias. Lavar carro com água tratada, lavar grama com água tratada, lavar calçada com água tratada é a maior testemunha do que afirmo. Se fosse cara não desperdiçariam um bem tão precioso em futilidades.
Quem reclama da luz elétrica que volte à era do lampião.
Quem reclama da água encanada que volte ao tempo do poço artesanal.
Nunca existiu tanto conforto, mas nunca se assistiu tantas reclamações. As pessoas ainda não se deram conta de que a insatisfação é, por alguma razão, consigo próprias. Parem, pensem, olhem para si antes de olharem para os outros e verão que as coisas começarão a melhorar. Façam as suas coisas porque ninguém as fará por vocês.
Antes de reclamar dos outros é preciso verificar se está fazendo a sua parte.
Quem produz a sujeira são os habitantes das cidades e pelo que sei as Prefeituras limpam, dia após dia, o lixo resultado do relaxamento e da falta de educação dos povos.

### E a Avenida Tito Prates? Quando teremos alguma notícia oficial sobre o seu calçamento/asfaltamento?
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário