domingo, 25 de abril de 2010

OS ELEITOS SÃO OS CULPADOS?

?
Penso que não. No processo de eleição direta existente no Brasil creio que a responsabilidade maior é de quem elege, ou seja, do eleitor e de quem financia a campanha do candidato. Converso, no dia a dia, com centenas de pessoas de toda sorte de escolaridade e das mais variadas classes sociais e por incrível que lhes possa parecer quem mais vota errado são os eleitores com formação acadêmica.
É pela constatação acima que estou escrevendo sobre o assunto, pois tem muitas correntes que defendem o registro de candidatos escolarizados, muito bem preparados intelectualmente etc. etc., como se o fato de ser possuidor de um diploma fosse atestado de seriedade e de zelo no trato das coisas públicas. De outra sorte eu defendo que quem deve ter o cuidado de fazer a boa escolha é o eleitor.
Por que os chamados doutores sem sê-los, inteligentes, elitizados, eruditos votam mal? Eles que respondam. Conheço muitos eleitores de reconhecido saber, com formação acadêmica de fazer inveja a medíocres mortais que confessaram seu voto ao articulista e o fizeram rir, pois a pedido da mamãe ou de qualquer parente votaram conscientemente em candidato dodói. Pois apesar dos grandes conhecimentos nas áreas de suas atividades são os chamados de analfabetos políticos e responsáveis pela eleição de qualquer aventureiro desde que seja seu amigo ou filho de mamãe sua amiga. Esquecem de que quem vai exercer o mandato é o dodói e não a mãe do “excepcional”. Portanto... Cuide bem do seu voto, pois é ele que elege o político bom ou ruim.
A obrigação de quem escreve em um periódico é esclarecer para que no futuro não se cometa os mesmos erros do passado. Divulgar a verdade é antipático, mas é o ônus de todo aquele que não usa jornal para lamber os sapatos de quem está no poder. Pago um preço muito alto por ser um cidadão consciente e cumpridor das minhas obrigações e por saber separar a individualidade do cargo ocupado tanto é que há poucos dias disse a um amigo que telefonou dizendo que gostaria de me visitar: Podes vir desde que deixe o vereador na tua casa. E convivemos bem.
Nunca simpatizei com a escravidão, por essa razão não tenho bicicleta e muito menos carro, pois é uma chatice tirá-los para a rua pela manhã e ter de guardá-los pela noite e assim se sucedem os dias, os meses e os anos. Prefiro o táxi que no meu entendimento é o melhor meio de transporte e mais barato, pois as pessoas os usam somente quando precisam.
E para descontrair, não ficar muito tenso lhes conto uma passagem do cotidiano: Uma senhora que me aprecia muito perguntou por que eu não tenho automóvel: respondi rapidamente, não gosto de dirigir e segundo porque estou pagando o carro do advogado tal. Ela insiste, mas o que o senhor tem a ver com o advogado tal? Já irritado respondi. Trabalhei para ele e o mesmo não me pagou para andar em carro luxuoso e zero.
## O estacionamento particular na via pública na frente do 6º BE faz escola. Surgiu outro na Rua Antonio Mercado, na entrada para o Bairro Menino Jesus. E agora? Permitindo o primeiro como proibir o segundo?
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.

Um comentário:

  1. Olá Sr. Bereci

    Meu nome é Gisele Lángaro Soares, estou morando em Sao Gabriel desde fevereiro do ano passado. Procurando conhecer melhor a cidade e sua gente, deparei com seu blog e nao poderia deixar de parabenizá-lo pelo discernimento e sagacidade em seus textos. Já o adicionei em meus favoritos.

    Um abraco,

    ResponderExcluir