quarta-feira, 25 de março de 2015

PRIORIDADES


 

            Muitas pessoas que reclamam de tudo e de todos nunca pararam para eleger suas prioridades e consequentemente gastam mal seus rendimentos.

         Não sirvo para exemplo, mas em função da minha profissão sempre lidei com números, projeções, estatísticas, comparações, custos, faturamento, etc.

         Nunca escondi de ninguém que sou um homem liberal, mundano e que o meu tempo livre, descompromissado, o gastei nos bares, nos restaurantes, cabarés, no turfe, no futebol enfim, nas coisas boas da vida. Paguei um preço muito alto, mas se levar em conta o que aprendi o preço foi baixíssimo, pois fiz tudo no devido tempo.

         Mas o que aprendi? A viver dentro dos meus limites e que o equilíbrio financeiro só se conquista em função do que se gasta e não do que se ganha.

         Descontando o aprendizado que naturalmente vem com a chegada dos anos, comecei a me interrogar por que ganhando um bom dinheiro por mês, pois sempre fui bem remunerado, estava sempre em dificuldades financeiras. Eu sabia, mas não suportava admitir e abrir mão de certos gastos que em nada contribuíam com minha tranqüilidade. Pelo contrário, só aumentavam minhas dificuldades.

         Sou um homem de sorte e tudo mudou quando comecei a brigar com o sistema financeiro. Sou teimoso e um homem de brio. Não é não e está acabado E essa briga foi benéfica, pois acabei fechando contas em diversas casas bancárias. Meu período probatório foi de quatro (4) anos, mas venci. Aboli os famigerados cartões de crédito.

         Hoje não nego que sinto falta de um bom bar e de um bom restaurante, mas a bendita televisão ligada nesses ambientes me proporciona uma economia razoável no fim do mês, senão vejamos: Não assisto programas de televisão na minha casa por que vou assisti-los no bar ou no restaurante?  Salvo honrosa exceção todos os bares e restaurantes de São Gabriel brindam seus frequentadores com a tortura de um aparelho de TV ligado. Uns chegam ao exagero de proporcionar aparelho de TV ligado e música ao vivo. O bar e o restaurante, pelo menos para mim, são locais para conversar com os já amigos, colecionar outros e dessa maneira fugir da rotina que tantos males produz.

         Dessa maneira consigo aumentar minha aposentadoria em mais ou menos um terço (1/3) por mês, pois o bendito aparelho de TV ligado em quase todos os bares e restaurantes me obriga a ter criatividade de encontrar um lazer mais qualificado, menos poluente, mais útil e menos dispendioso.

         Todos são capazes disto. Basta querer.

        

         ## Um destaque especial ao Juvenil Souto de Camargo e ao José Macedo que através de suas vozes, do violão, da gaita, do repente e da trova divulgam a arte e o nome de São Gabriel pelos municípios deste imenso Brasil aonde se apresentam.

 

        

 

 

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário