sexta-feira, 8 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO


 

 

         Para os que não sabem e para os que confundem os termos educação e instrução, apresento, segundo dicionário da língua portuguesa, a definição de um e de outro: Educação –1 -  Ato ou efeito de educar(-se). 2 – Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. Instrução. 1 – Ato ou efeito de instruir(-se). 2 – Ensino. 3 – Conhecimentos adquiridos; cultura; saber; erudição.

         Pode um indivíduo ser bastante instruído e mal educado? Pode um indivíduo ser bastante educado e pouco instruído?

         Creio que educação e instrução se completam, mas é bem possível existir uma sem que forçosamente exista a outra. O intelectualizado, o erudito, o instruído que ri ou que faz pouco daquele que tem pouca escolaridade, no momento em que ridiculariza este, não está sendo educado. Isso caracteriza o indivíduo instruído, culto, porém com pouquíssima ou nenhuma educação.

         Já o contrário é verdadeiro quando nos deparamos com pessoas de pouquíssima escolaridade, mas com uma educação esmerada no trato com o seu semelhante. Este comportamento é notado nas pessoas mais humildes do meio rural.

         Uma pergunta me assalta neste momento: Porque nossos velhos, sem universidades, sem a dita formação acadêmica e sem tantos recursos da tecnologia eram extremamente educados?

         Arrisco dizer que estão fazendo, não sei se de propósito ou não, uma grande confusão sobre quem é responsável pela educação e quem é responsável pela instrução, pois é evidente que a pessoa humana necessita de todas as duas para uma completa realização.

         Não acredito em uma ou na outra sem a integração entre a família e a escola. E com o esfacelamento da família que a modernidade insiste em não admitir é quase impossível existir uma boa educação, o que vai, forçosamente, se refletir na instrução.

         Agride minha capacidade de pensar quando assisto tanta gente exigindo educação e essa mesma gente não educando os seus. Esta é a nossa crua realidade.

         Sem família, é definitivo, nunca teremos educação, pois quando ela existiu, e nossos pais são a mais contundente prova dessa verdade, educar os filhos era a sua maior preocupação. Muitos não tinham condições de contemplar os filhos com a instrução, escolaridade ideal, mas educá-los todos faziam. E muito bem.

         A insistência em afastar as crianças do convívio familiar, implantação do turno integral nas escolas, só pode colaborar com a formação de maus adultos. O turno integral nas escolas virou pretexto para quem defende a transferência da educação da criança e do adolescente para as escolas.

         É muito melhor a implantação do programa “Assistente Social nas vilas e bairros” para a orientação e consolidação das famílias, reaglutinando o núcleo familiar, do que apostar na aventura da escola em turno integral.

      

        

        

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário