Todos reclamam, no Brasil, da carga tributária, até o contrabandista que faz fortuna sem pagar impostos e forma os filhos nas universidades federais que são mantidas pelo povo brasileiro. Todo o cidadão paga imposto, pois muitos deles vêm incluídos no preço final do produto. O indigente que compra uma garrafa de pinga está contribuindo com o afortunado que estuda em uma universidade federal e que depois de formado o despreza. Todos pagam para uma minoria ter o orgulho da formação acadêmica. O chamado “governo” não cria recursos financeiros “dinheiro”, mas administra o arrecadado dos cidadãos.
PIB – Produto Interno Bruto, ou seja, a soma de todas as riquezas produzidas no país. A tabela abaixo é em % do PIB.
País Alíquota máxima do IR Carga tributária total
Suécia 58,2 53,2
Alemanha 51,2 36,4
Espanha 48,0 35,2
EUA 46,1 29,6
Japão 45,5 27,1
Chile 45,0 17,3
Canadá 43,2 35,2
Coréia do Sul 41,8 26,1
México 40,0 18,3
Argentina 35,0 17,4
BRASIL 27,5 36,4
Tirem suas conclusões, mas não esqueçam de levar em conta o bolo de contribuintes. No Canadá dos mais ou menos 34 milhões de habitantes nada menos do que aproximadamente 28 milhões entregam declaração anual de renda. No Brasil dos mais ou menos 180 milhões de habitantes apenas 25 milhões entregam declaração anual de renda. Cada país tem suas particularidades e comparações desse tipo nem sempre podem fundamentar uma crítica.
Em outra oportunidade tentarei demonstrar a relação entre o número de habitantes e o número de contribuintes do Imposto de Renda dos países acima para chegar a uma conclusão esclarecedora aos leitores.
No mês de abril de cada ano os cinco (5) milhões de brasileiros que efetivamente pagam imposto têm uma coisa em comum: ao fazerem seus cálculos chegarão à conclusão de que estão pagando demais para o governo. Também, não é à toa: eles representam apenas 7% da população economicamente ativa do país. E aparece a resposta para uma ALTA CARGA TRIBUTÁRIA que os especialistas/analistas teimam em omitir/desconsiderar: quanto menos pessoas existem para pagar a conta, MAIS CARA ELA FICA... Entenderam?
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário