sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O paradoxal Senador PEDRO SIMON

Paradoxo, segundo o dicionário da língua portuguesa, poder ser: 1 - Conceito que é ou parece ser contrário ao comum; contra-senso, absurdo, disparate: 2 - Contradição, pelo menos na aparência.
É, pois paradoxal o comportamento do Senador Pedro Simon diante das situações semelhantes em que estão mergulhadas as administrações do RS e do Senado Federal. Aqui no RS o Senador Pedro Simon se não apóia irrestritamente as suspeitas de irregularidades graves, silencia enquanto que no Senado se transforma no cavaleiro defensor da ética e da transparência administrativa. É uma gritante contradição na atitude de um Senador que alguns cantam, em prosa e verso, estar acima de qualquer suspeita.
A trajetória do quase vitalício Senador Pedro Simon não autoriza qualquer comentarista político, ou não, a afirmar que esse político, até por ser humano e lutar por manter seu mandato eletivo, não tenha cometido seus deslizes. Todos sabem, não admite quem não quer que os detentores de mandato por muitos anos precisam fazer muitas concessões e até certas patifarias para consegui-los e ou mantê-los. Têm um discurso para a plebe e outro para os, digamos, financiadores de campanha.
O Pedro Simon seria o Ministro da Agricultura do Presidente Tancredo Neves, mas como este não assumiu o vice José Sarney, e não sei por qual a razão, manteve inicialmente o Ministério daquele. É sabido que os cargos de Ministro são da confiança do Presidente e assim em pouco tempo o Sarney mudou a equipe e trocou o Pedro Simon no Ministério pelo, se não me falha a memória, Joaquim Roriz. Será que na qualidade de seu Ministro o Pedro Simon já aconselhava o Presidente Sarney a renunciar? Quem diz que o Senador Pedro Simon sempre esteve contra o Sarney não conhece a política brasileira.
O Simon desde esse episódio nunca perdoou Sarney.
Exigir lisura no Senado e apoiar falta de lisura no RS é, sim, além de paradoxal muito comprometedor para o ético Senador Pedro Simon.
Por que o Senador Pedro Simon não pede o afastamento da Governadora do Rio Grande do Sul cuja administração também está envolta em mistérios e denúncias de irregularidades? O que quer o PMDB do Senador Pedro Simon? Ser vice do PSDB a nível nacional? Por que o maior Partido Político do Brasil não tem candidato capaz de ganhar a Presidência da República? Para não ter o ônus do executivo e mandar mais através de barganha política.
### O bom mesmo é ser governador (a), pois após quatro (4) anos de mandato, mal ou bem exercido, acomoda a vida através de UMA GORDA E IMORAL pensão vitalícia.
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.
Publicado no Jornal Correio Gabrielense, edição de 07/08/2009 - São Gabriel - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário