segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A VERDADE NO MARKETING

Marketing em português quer dizer mercadologia. Transcrevo, de autoria do senhor GUNTHER STAUB, matéria publicada no Jornal do Comércio, 22 de novembro de 2010, que mostra porque no Brasil prolifera a patifaria. “Em um congresso mundial de marketing realizado nos Estados Unidos, a programação era de alto padrão técnico, embora o título de uma das palestras parecesse equivocado”: “A verdade no marketing”. Isso porque a prática do bom marketing pressupõe o exercício permanente da verdade. Na sua apresentação o conferencista exibiu anúncios, folhetos e vídeos, todos mostrando os produtos e os serviços com suas marcas e logomarcas. Ao lado de cada um desses anúncios mostrou análises de laboratórios e institutos de certificação que indicavam de um lado as características que os produtos e serviços diziam ter e, de outro aquilo que efetivamente continham. As análises apontaram claras diferenças para menos, seja na composição química, seja no desempenho do produto, seja na qualidade e intensidade dos serviços oferecidos. Ou seja, prometiam alguma coisa, mas entregavam um produto ou serviço de qualidade inferior. Aquelas empresas estavam enganando o consumidor.
No decorrer da palestra, fui pensando: se fosse no Brasil este palestrante tão corajoso não teria “o amanhã” profissional. Ao final, e para minha surpresa, o palestrante foi longamente aplaudido e de pé, como um popstar. No espaço reservado para perguntas, vários foram os pedidos de desculpas apresentados pelos representantes de algumas das empresas mencionadas, ao auditório e aos consumidores. Esses senhores diziam desconhecer tais infrações e prometiam tomar imediatas providências. Outros afirmavam e pediam aos participantes que nunca mais prestigiassem as empresas denunciadas e seus produtos. Enquanto isso, no Brasil, vemos diariamente algumas empresas e políticos enganarem as pessoas e, ainda assim, continuarem sendo prestigiados pelos clientes e eleitores. É só consultar os Procons, os resultados das eleições e as crônicas policiais e de escândalos. Precisamos melhorar, e muito, no marketing e neste BRASIL.

### O caos instalado no país é devido à falta de atitude da grande maioria contra a ação dos aproveitadores de plantão. Bastou alguém dizer na televisão que o voto no Tiririca foi um protesto contra a má qualidade dos detentores de mandato e imediatamente virou lei. Ora, não me amolem. Não repitam besteira. O protesto é sempre no sentido de melhorar uma situação e em nenhum momento de piorá-la. Quando protestamos contra o mau desempenho do nosso carro compramos um melhor. Não conheço nenhum inteligente que proteste contra qualquer coisa ruim adquirindo uma pior. E tenho de agüentar tamanha estupidez. Paciência, afinal somos humanos.
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário