Marketing em português quer dizer mercadologia. Transcrevo, de autoria do senhor GUNTHER STAUB, matéria publicada no Jornal do Comércio, 22 de novembro de 2010, que mostra porque no Brasil prolifera a patifaria. “Em um congresso mundial de marketing realizado nos Estados Unidos, a programação era de alto padrão técnico, embora o título de uma das palestras parecesse equivocado”: “A verdade no marketing”. Isso porque a prática do bom marketing pressupõe o exercício permanente da verdade. Na sua apresentação o conferencista exibiu anúncios, folhetos e vídeos, todos mostrando os produtos e os serviços com suas marcas e logomarcas. Ao lado de cada um desses anúncios mostrou análises de laboratórios e institutos de certificação que indicavam de um lado as características que os produtos e serviços diziam ter e, de outro aquilo que efetivamente continham. As análises apontaram claras diferenças para menos, seja na composição química, seja no desempenho do produto, seja na qualidade e intensidade dos serviços oferecidos. Ou seja, prometiam alguma coisa, mas entregavam um produto ou serviço de qualidade inferior. Aquelas empresas estavam enganando o consumidor.
No decorrer da palestra, fui pensando: se fosse no Brasil este palestrante tão corajoso não teria “o amanhã” profissional. Ao final, e para minha surpresa, o palestrante foi longamente aplaudido e de pé, como um popstar. No espaço reservado para perguntas, vários foram os pedidos de desculpas apresentados pelos representantes de algumas das empresas mencionadas, ao auditório e aos consumidores. Esses senhores diziam desconhecer tais infrações e prometiam tomar imediatas providências. Outros afirmavam e pediam aos participantes que nunca mais prestigiassem as empresas denunciadas e seus produtos. Enquanto isso, no Brasil, vemos diariamente algumas empresas e políticos enganarem as pessoas e, ainda assim, continuarem sendo prestigiados pelos clientes e eleitores. É só consultar os Procons, os resultados das eleições e as crônicas policiais e de escândalos. Precisamos melhorar, e muito, no marketing e neste BRASIL.
### O caos instalado no país é devido à falta de atitude da grande maioria contra a ação dos aproveitadores de plantão. Bastou alguém dizer na televisão que o voto no Tiririca foi um protesto contra a má qualidade dos detentores de mandato e imediatamente virou lei. Ora, não me amolem. Não repitam besteira. O protesto é sempre no sentido de melhorar uma situação e em nenhum momento de piorá-la. Quando protestamos contra o mau desempenho do nosso carro compramos um melhor. Não conheço nenhum inteligente que proteste contra qualquer coisa ruim adquirindo uma pior. E tenho de agüentar tamanha estupidez. Paciência, afinal somos humanos.
Até enquanto a censura não me cortar, novamente.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário